Posted 19 September 2011 - 07:07 AM
the film opened in Brazil, I watched and wrote a review ... I wrote in Portuguese ... leave here ... if someone interested in translating ... in brief ... I felt better than I was expecting
Bom... acho que eu sou um cara mais felizardo que a grande maioria... eu gostei do filme. E acho que o filme só nćo me deixou mais maravilhado por que de certo momento até o final o filme passou a correr demais... e algumas cenas pareciam totalmente desconexas, sem falar também que foge um tanto quanto ao estilo literįrio de howard.... enfim... falarei sobre isto mais a frente.
O filme traz uma fotografia do mundo hiboriano que me agradou bastante... as paisagens, os figurinos, uma podridćo, sujeira, prostituiēćo e tudo mais que deixasse o clima bem apocalķptico. Da uma certa idéia de mad max medieval. E de certa forma eu sempre encarei a era hiboriana com esta idéia. Só este aspecto jį me deixou um tanto quanto entusiasmado.
O Conan interpretado por Momoa aparentar ter a casa de uns 20 anos... é intrépido, falastrćo e beberrćo... tem sede de sangue, olhar insano e é um cara muito bem decidido no que quer na vida... ou seja... nćo tem drama particular ou mesmo problemas freudianos... ele nćo tem dśvidas e pouco se importa com questões filosóficas. Este conan é também muito įgil. A maior parte das lutas de espadas foram muito boas (exceto a ultima). A espada gira na mćo de momoa de forma muuuuuuito intima.. até parecia que ela fazia parte do corpo dele. Sinceramente... nćo me recordo de ter visto um filme em que o personagem manuseasse espadas bįrbaras pesadas de forma tćo elegante quanto o momoa faz neste filme. E olha que eu assisto muitos filmes de espadas. Sćo cenas que, quando sair o dvd, eu quero ficar vendo e revendo em cāmera lenta diversas vezes.... enfim... em diversos pontos este bįrbaro do filme é bem mais próximo do conan que eu aprendi a gostar nos quadrinhos do que qualquer outro bįrbaro que eu jį tenha visto em outros filmes.
A historia é um pastiche dos filme de aēćo dos anos 80. Totalmente pastiche. Nćo hį tramas e também nćo hį reviravoltas... o que temos na realidade é um vilćo com suas motivaēões pessoais de um lado... e um conan com suas motivaēões pessoais do outro... se tem uma diferenēa moral entre os dois é que o suposto vilćo anda por escravizando todo mundo em sua busca pelo poder... e conan anda libertando. rsrsrs É um roteiro extremamente supérfluo que apenas serve de pano de fundo para que eles se confrontem vįrias vezes. Apesar de ser um tķpico roteiro que se enquadra na maioria dos filmes de aēćo de algumas décadas atrįs, é exatamente aqui que temos a maior descaracterizaēćo dos escritos de howard (e provavelmente o maior mal que o filme pode fazer ao personagem). Os contos de howard era basicamente contos de suspense e mistério e em alguns momentos até com proximidade com terror. Em diversos contos, a trama e tćo amarrada a personagens secundįrios e vilões que por vezes o conan até demora a aparecer... isto é uma forma narrativa que caracterizou os contos de howard... e que simplesmente passou longe deste filme... infelizmente. A historia deste filme nćo tem trama, nćo tem suspense, nćo tem reviravolta e os śnicos personagens melhores trabalhados sćo conan e Kalar Zhym e um pouco Corin e Marrique (gostei desta vilć). Todos os outros demais personagens sćo bem descartįveis... infelizmente. É uma tķpica historia de aēćo dos anos 80... simples assim. Pode talvez até nćo comprometer o filme como aēćo... mas compromete na falta de fidelidade ą obra de howard.
Sobre a conduēćo da historia, bom, eu achei que tudo ia bem até ą cena da caverna (que jį era mais da metade do filme).... deste momento em diante, tudo ficou parecendo corrido demais e com cenas costuradas sem muito nexo. Tamara e Conan entram numa caverna... depois tamara ta numa floresta... depois conan numa cidade que se diz ser a cidade dos ladrões (detalhe... nćo era Shadizar)... e assim por diante... estas cenas foram totalmente desconexas e se conduziu assim até o final do filme. Nćo sei se foi falta de recurso... ou tempo... ou mesmo qualidade do diretor... mas a sensaēćo que deu foi que no įpice final.... o filme se descontrolou. Rsrsr nćo de forma que se tornasse impossķvel de acompanhar... mas perdeu notoriamente a linha de narrativa que vinha assumindo até entćo.
A luta final sobre a roda também nćo me agradou tanto quanto as anteriores... pra comeēar, cenas muito escuras e óculos 3d nćo sćo coisas que combinam, muitos cortes rįpidos da cena me deixou meio perdido no que estava acontecendo... mas, quando voltaram para terra firme, gostei do modo que marrique é terminada no filme...
A musica estį lį apenas com a funēćo de apoiar algumas cenas. Nisto ela até nćo decepciona... porem, ela nćo marca e nem sequer possui riffs poderesos. Vc provavelmente nćo vai se lembrar de nenhuma passagem dela ao sair do cinema.
Bom... depois de todas as crķticas... quero deixar bem claro que o filme me surpreendeu muito mais positivamente do que negativamente. Nćo é o filme que eu gostaria que fosse... mas foi um filme que me divertiu alem do que eu esperava. Eu realmente me senti mergulhado em um mundo de espada e feitiēaria apocalķptico com bįrbaros de peito nus gritando e erguendo aos céus suas espadas. Se este filme tivesse outro nome como Thongor O bįrbaro, eu provavelmente iria ficar mais admirado com o filme e me perguntando porque nćo fazem um filme como este para o cimério?. Mesmo com todas as falhas que apresentei, achei este o melhor filme do nispel. Sinceramente, ouso a dizer que me parece haver um certo preconceito na critica especializada para com este diretor... o filme nćo é a merda que estćo fazendo parecer...
Fazendo uma compraēćo com outros filmes....
Esta adaptaēćo do personagem para o cinema nćo me pareceu pior do que as adaptaēões de:
. Thor
. Wolverine (no filme xmen: origens)
. Hulk (tanto o de 2003 quanto o mais novo)
. homem aranha 1 e 3
. x-men 1 e 3
E blįblįblį... claro que isto nćo significa que o filme seja bom... mas... o que eu to querendo alertar é... em nenhum dos casos acima teve tanta perseguiēćo quanto teve neste do conan...
Talvez isto se deva pelo fato do filme de 82 ter se tornado um cult e ter gerado um padrćo de espectativas... alias... por falar no filme de 82 (algo que até entćo eu nćo tinha feito).... este novo filme apresenta um conan muito mais perto do conan dos quadrinhos do que o conan de john milius, porém, a obra em si de john milius é uma realizaēćo muito melhor elaborada do que a atual em termos de cinema.
com o tempo... perdeu a importāncia...